...
Aqui
a gente se encontra!

Fun Brasil Fun Brasil

NO AR AGORA PLAY PAUSE
A Fun Brasil chegou para revolucionar a maneira de se fazer e ouvir web rádio. Música, conteúdo, debate, notícias e muita diversão. Esta é a rádio Fun Brasil – Aqui a gente se encontra!
MUITA MÚSICA DÊ O PLAY NA FUN BRASIL! com MUITA MÚSICA Aqui a gente se encontra! ​
+INFOS
NAS MAIS TOCADAS...

O Cine Retrô de hoje volta aos anos 80 e faz uma parada no ano de 1988 para nos imergir mais uma vez nos horrores de uma guerra. O filme de hoje é, Túmulo dos Vagalumes.

A segunda animação da ordem cronológica dos Studios Ghibli, é ambientada nos anos 40 no Japão imperial em plena Segunda Guerra Mundial, e acompanha os irmãos Seita e Setsuko, que perdem seus pais nos bombardeios e lutam para sobreviver a todo o caos instalado naquela região.

Seita e Setsuko, passam por todo tipo de traumas: a dor de perderem os pais, a casa, os amigos, enfrentam grandes adversidades, como fome, sede, doenças, frio e maus tratos. A jornada de sobrevivência dos dois é extremamente emocionante, aliás isso os Studios Ghibli sabem fazer muito bem, haja vista outras grandes animações de sucesso como: A Viagem de Chihiro, Ponyo e Meu Vizinho Totoro, que emocionam muita gente até os dias de hoje.

A direção fica por conta do competente Isao Takahata, que também é um dos fundadores dos Studios Ghibli. A direção dele é resumida somente na relação dos irmãos e nas dificuldades que eles enfrentam, deixando assim a Guerra como pano de fundo na trama.

Porém não somos poupados de cenas fortes, como por exemplo: soldados carbonizados, pessoas sem partes do seu corpo e com ferimentos expostos, apesar da animação estar concentrada na dupla de personagens, Takahata faz questão de nos fazer lembrar que estamos no meio de uma guerra. Ele é extremamente detalhista, e apesar do cenário ser de caos e destruição ele consegue extrair beleza em muitas das cenas. É incrível como tudo é bem contrastado.

A relação de amizade e amor entre Seita e Setsuko é tocante, é muito emocionante ver o cuidado que o irmão mais velho tem pela pequena Setsuko, sofremos o tempo todo com eles, e o fato de serem apenas duas crianças solitárias em meio a toda aquela carnificina nos deixa mais sensíveis ainda. É impossível você não refletir sobre o tema (guerras), de como é irracional, cruel, assustadora e que há tempos vem ceifando vidas e destruindo sonhos.

O final do filme é comovente ao extremo e com certeza lágrimas surgirão sem parar. Aquela máxima vem a mente, “A guerra não acaba quando termina”, e isso é demonstrado de uma maneira muito dolorida, de um lado muitas famílias felizes retornando para os seus lares e festejando muito o fim da guerra, porém os irmãos Seita e Setsuko não tem o que comemorar.

Túmulo dos Vagalumes é uma animação forte e emocionante, que mesmo focada nos dois personagens principais consegue abranger muito bem os horrores desse monstro chamado guerra. Prepare os lenços pois o choro será inevitável.

Deixe seu comentário
 
GOSTOU? ENTÃO VAI CURTIR LER ESSA TAMBÉM:
qua, 22 de maio de 2019 CLAQUETE Teaser de Orange is The New Black é de chorar